Dia Nacional da Cachaça e a Kiricó trouxe algumas curiosidades para vocês!
Todas as curiosidades que você não sabia sobre a Cachaça Kiricó.
A Cachaça tem diversas funcionalidades e modos de se utilizar que você sequer faz ideia, além de uma infinidade de gostos e sabores que não podem ser descritos. A maioria das pessoas sequer sabe como este destilado surgiu e possuem pouquíssimo conhecimento sobre sua história. Por isso no dia nacional da Cachaça, 13 de Setembro iremos trazer este conteúdo para vocês.
-
- Os Destilados derivados da cana existem há mais de 2.500 anos, porém a cachaça teria sido feita pela primeira vez entre 1516 e 1532.
- Motivo de revolta para a população: Fez tanto sucesso que abalou o consumo do vinho português no Brasil (chamada bagaceira) e por isso foi proibida pela Coroa e excessivamente tributada posteriormente para reduzir a sua comercialização, essas posturas da Coroa fizeram com que ocorre-se Revolta da Cachaça em 13 de setembro de 1661 e desde 2010 temos como oficialmente seu dia nacional após a declaração de que a Cachaça é produto exclusivo do Brasil.
- Você pode até beber uma aguardente de cana de açúcar produzida fora do Brasil mas, por definição cachaça só pode ser produzida em território brasileiro e a sua graduação alcoólica deve estar entre 38% a 48%.
- A bebida possui mais de 700 sinônimos do nome cachaça registrados dentre eles: água benta, branquinha, calibrina, caninha, dengosa, malvada, parati, pinga, pura, boazinha.
- A Caipirinha é o drink de cachaça conhecido mundialmente. Nasceu como remédio no início do século XX, durante um surto de gripe: receita original alho, mel, limão e cachaça (é o que dizem…)
- A Cachaça está em segundo lugar dos destilados mais consumidos do planeta, perdendo somente para a tequila!
- Não é fake news! A Cachaça abre sim o apetite pois o destilado consome a glicose presente no seu organismo e faz com que ele precise repor as energias!
- Por engano, descobriram a existência do destilado mais antigo do Brasil, com 400 anos de história muitos dizem que é um acidente da produção da rapadura que resultava na cachaça (é o que dizem…)
- No período colonial foi considerada uma moeda de troca – Cachaça era uma produção secundária das lavouras de cana, que com o passar do tempo já havia se tornado um ativo fundamental para a economia como o próprio açúcar. A cachaça vendida na África (junto com o tabaco) pagava a compra de escravos. Na época seu primo (RUM) também era bastante comercializado, sim a Cachaça tem um primo de primeiro grau.
- Cachaça não é igual a whisky e vinho (utilização restrita ao barril de carvalho) Diferente das demais bebidas destiladas, a Cachaça é a única bebida que pode ser envelhecida em mais de 30 tipos de madeiras diferentes, e adivinha: a maioria delas é brasileira.
Nós queremos saber se vocês já sabiam sobre o Dia Nacional da Cachaça e qual dessas curiosidades nunca tinham ouvido falar.
Nos conte através do perfil do Instagram e aproveite para acompanhar mais notícias sobre o mundo da Cachaça no Instagram para saber de mais curiosidades!
https://www.instagram.com/cachacakirico/
Pingback: A partir de 2023 a Povos da Mata certificará a Cachaça Kiricó como produto orgânico! - Kiricó