A Rede Povos da Mata e a Cachaça Kiricó
A Rede de Agroecologia Povos da Mata é uma articulação de produtores da Agricultura familiar, assentados da reforma agrária, de comunidades indígenas e quilombolas que atua através do Organismo Participativo da Avaliação da Conformidade Orgânica (OPAC), certificando a unidade produtiva agrícola e agroindustrial orgânica e os produtos de seus associados.
Com o objetivo de promover e fortalecer a agroecologia, com ações educativas, socioeconômicas, ambientais e culturais por meio da organização em rede de pessoas e instituições de um Sistema Participativo de Garantia, para produzir, consumir e comercializar alimentos de forma limpa, justa e solidária.
A OPAC da Rede de Agroecologia Povos da Mata é credenciada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) desde agosto de 2016, sendo pioneiro dentre os organismos de certificação participativa a autorizar seus membros a utilizar o selo de produto ORGÂNICO!
A primeira etapa consiste em ser um membro de um grupo aprovado pelos integrantes (unidades produtivas) que compõem um núcleo.
Após a aprovação será confeccionado documentos relevantes como termo de responsabilidade, plano de manejo e caderno de campo, documentos estes revistos periodicamente pelo grupo.
E o que é o grupo 4 ESTAÇÕES?
É um grupo formado por Unidades Produtivas (famílias produtoras de alimentos).
É assim que funciona o Sistema Participativo: as unidades produtivas se visitam várias vezes durante o ano.
Chamamos essa visita de: VISITA DE PARES.
Este é o grupo que a Kiricó faz parte e temos a realização de diversos encontros ao longo de todo o ano.
Durante a visita, o grupo revisita as propriedades com ou sem certificado, aponta melhorias, traz sugestões, aprende, ensina e verifica se as práticas se mantém desde a última visita realizada. Há muita troca de saberes, e sabores também!
Rumo à Mata de São João, no dia 11 de outubro o Comitê fez a verificação nos escopos Produção Processada Vegetal (agroindústria) e Produção Primária Vegetal na Cachaçaria Kiricó.
Com isso a KIRICÓ se torna a primeira cachaça certificada pela Rede de Agroecologia Povos da Mata!
- A Kiricó preocupada com a excessiva exploração do ambiente pelo homem, está em busca do equilíbrio entre o que é socialmente desejável, economicamente viável e ecologicamente sustentável passará a adotar a partir de agora novas práticas para proteção do meio ambiente emplacada pela criação de um novo produto: uma Cachaça Artesanal Orgânica, desenvolvida pela Agricultura Familiar. O objetivo está na conexão entre as três camadas do desenvolvimento sustentável buscando a construção de um mundo melhor.
Na esfera Social, utilizamos a cana de açúcar advinda da agricultura familiar, fortalecendo os laços do campo, constituída de povos, comunidades e pequenos produtores rurais sendo o principal responsável pela produção de alimentos que compõem a mesa dos brasileiros.
Na esfera Ambiental, A utilização de práticas de preservação de rios e lagos, a não utilizando de adubos químicos para proteção do solo, a recuperação de matas por meio de reflorestamento e a redução do impacto no cultivo de outras culturas por meio de rotação.
Na esfera Econômica, buscamos atingir um novo patamar enquanto ator econômico, responsável por desenvolver a atividade produtiva no campo.
Com isso, trouxemos para vocês algumas novas práticas que serão adotadas pela KIRICÓ:
- FIM DO USO DE ADUBOS QUÍMICOS
- CICLAGEM DE NUTRIENTES ATRAVÉS DA DEVOLUÇÃO DA PALHA E BAGAÇO DA CANA
- REAPROVEITAMENTO DO RESÍDUO INDUSTRIAL COMO BIOFERTILIZANTE
- PRESERVAÇÃO DE RIOS (Área de Proteção Permanente – APP) E RECUPERAÇÃO DE MATAS POR REFLORESTAMENTO
- UTILIZAÇÃO DE LEVEDOS NATURAIS PARA FERMENTAÇÃO
- COLETA SELETIVA DE LIXO
- ROTAÇÃO DE CULTURA PARA FORTALECIMENTO DO SOLO
- VIVÊNCIA EM REDE
Para saber mais sobre a rede Povos da Mata acesse: https://povosdamata.org.br/
Confira mais em nosso site: https://cachacakirico.com.br/10-curiosidades-sobre-a-cachaca-que-voce-nao-fazia-ideia/