História
Em 2015, com desejo de obter uma cachaça de excelência, o engenheiro químico Hugo Bezerra produziu na fazenda Andaiá, após repetidos experimentos, o primeiro protótipo matense de destilação da cachaça.
Estudioso e pretendendo produzir uma cachaça com a pureza dos sabores originais da cana de açúcar, mantendo-a isento de aromas indesejáveis, conseguiu, com tecnologia própria, obter uma cachaça que, agradou familiares, amigos e visitantes da fazenda.
A intensa procura estimulou a sua produção em escala artesanal, nascia então, a Cachaça Kiricó que hoje está presente nas principais prateleiras do país, com perspectivas internacionais a curto prazo.
Kiricó presente também no centro histórico da capital Baiana
O Centro Histórico recebeu de braços abertos a Kiricó, cachaça que é a cara da Bahia! Presente em diversos pontos turísticos da cidade, como: Pelourinho, Mercado Modelo, Rio Vermelho, Itapuã, dentre outros. A cachaça já conquistou os estrangeiros que experimentaram e, aos poucos, vem conquistando toda a cidade de Salvador.
Isso porque quem prova a Cachaça Kiricó tem certeza de que está consumindo um produto de altíssima qualidade, e que segue rigorosos padrões técnicos desde o plantio da cana até o momento do envase, com aromas e sabores característicos da cana.
Se você ainda não provou, saiba que basta uma chance para se surpreender!
Nosso alambique sempre de portas abertas para visitantes de toda Bahia
Abrimos as portas do nosso Alambique para visita dos participantes do evento da @literaturacomcachaca no restaurante @engenhovelhoalagoinhas. Participaram também produtores de cachaça baianos, representantes do governo e representantes da Câmara setorial da cana de açúcar, como continuação do evento da @literaturacomcachaca que ocorreu em Alagoinhas. Nesse encontro, compartilhamos da nossa história e apresentamos nosso cantinho para a comunidade cachacista, todos puderam conhecer o primeiro protótipo de destilação da Cachaça Kiricó, nossa história, nossa origem, a infraestrutura, a plantação de cana, as salas de moagem, de fermentação, de destilação, de armazenagem e por final a sala de envase. Além de termos contado como surgiu nosso sonho de fazer uma cachaça de excelência e valorizar esse produto único do Brasil. Após o tour pelo Alambique e pelas Fazendas Andaiá/Janduim, preparamos um delicioso almoço e muita cachaça Kiricó para os participantes festejarem e aproveitarem a Fazenda Janduim.
Curso de capacitação de produção otimizada de cachaça de alambique
Pensando em aprimorar ainda mais o nosso processo produtivo e se debruçar sob a Cachaça de Alambique, que é um produto único, peculiar e de extrema sensibilidade, participamos do curso de “Produção otimizada de cachaça de Alambique” ministrado pelo Professor Benjamim de Almeida Mendes. A Realização ocorreu no período de 02 a 04/03 na fazenda Vaccaro, no município de Rio de Contas-BA.